quarta-feira, 14 de julho de 2010

Yor Filigrana


A Filigrana é uma técnica de ourivesaria que consiste na combinação de delicados e finíssimos fios de ouro, ou prata aplicados sobre placas do mesmo metal, desenhando motivos circulares, ou em espiral.

A origem desta arte milenar não está determinada, pois a sua prática era já conhecida pelos chineses e indianos, bem como pela Grécia e Roma. Os Árabes imprimiram-lhe uma notável vitalidade, contudo, quando estes chegaram à Península Ibérica, a arte da Filigrana era já conhecida e trabalhada.


A forma singular da Filigrana nacional advém-lhe do seu carácter marcadamente popular. O norte de Portugal é um grande centro de Filigrana, particularmente na "aldeia do ouro" de Travassos - contando esta povoação, presentemente, com cerca de vinte pequenas oficinas. A Filigrana mais conhecida são as Argolas de Viana, os Brincos à Raínha, os Corações Filigranados e os Medalhões, Cruzes e os colares de "contas minhotas". Constituindo-se como ornamento e símbolo de distinção social, a Filigrana em ouro revelava-se um investimento e uma mais-valia do agregado familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário